Um novo projeto europeu, denominado ISAAP (Estratégias Inovadoras para Acelerar a Adoção e o Consumo de Alimentos de Base Vegetal), foi lançado em setembro de 2025 com um financiamento de €2,2 milhões da rede de inovação EIT Food. A iniciativa reúne um consórcio de organizações de Portugal, República Checa e Dinamarca com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares locais e acelerar a transição para dietas mais sustentáveis.
Com duração prevista até agosto de 2027, o ISAAP utilizará o plano de ação nacional da Dinamarca para alimentos vegetais como modelo, adaptando-o para as realidades de Portugal e da República Checa. O foco em Portugal é particularmente relevante para o setor de P&D e ingredientes, com duas frentes de atuação : a capacitação de agricultores para o cultivo de leguminosas, garantindo o fornecimento de matéria-prima local e de alta qualidade, e o desenvolvimento de novos produtos, como queijos à base de leguminosas.
Outras frentes do projeto incluem a expansão de opções de catering vegetal na República Checa, estimulando a demanda no setor de foodservice, e a criação de uma rede de conhecimento para profissionais de saúde na Dinamarca, legitimando os benefícios nutricionais dos ingredientes vegetais.