Muitas incertezas têm rondado o segmento plant-based, e desta vez foi a Beyond Meat que reportou uma queda no segundo trimestre de 2025. A redução na receita, que teve um total de US$ 75 milhões, foi de 19,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, além de um prejuízo líquido de US$ 33,2 milhões, melhor em US$ 1,3 milhão ano a ano.
A desaceleração, segundo o CEO Ethan Brown, foi impulsionada pela fraqueza no varejo dos EUA e em alguns mercados de foodservice internacionais, refletindo ajustes no comportamento do consumidor e no cenário macroeconômico. Esse cenário destaca a necessidade de readaptação no setor de ADITIVOS E INGREDIENTES para proteínas vegetais.
Diante dessa queda de demanda, com as vendas no varejo norte-americano recuando 26,7% para US$ 32,9 milhões e o foodservice internacional caindo 25,8% para US$ 15,1 milhões, a empresa acelerou um plano de transformação focado em adequar sua estrutura de custos ao novo patamar de receita esperado. Entre as iniciativas anunciadas estão a redução mais agressiva de despesas operacionais, a priorização da distribuição das linhas de produtos principais e investimentos em projetos de expansão de margens sobre essas fórmulas centrais. Para comandar esse processo, a Beyond Meat trouxe John Boken, sócio e Managing Director da prática de Turnaround & Restructuring da AlixPartners.
Esse movimento ocorre em um momento em que várias empresas do setor de alternativas à carne adotam políticas para diminuir as equipes. Enquanto a Beyond Meat já realizou três cortes de pessoal nos últimos três anos, outras como a Impossible Foods também vêm promovendo demissões. O fenômeno acompanha uma desaceleração geral das vendas de produtos plant-based: segundo estimativas da Good Food Institute, em 2024 o mercado de carne e frutos do mar vegetais faturou US$ 1,2 bilhão — 7% menos em valor e 11% menos em volume do que no ano anterior.